quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Religião / ARTIGOS


Artigo da Semana – De 16 a 22 de setembro de 2012

A Santa dos Pobres
Por Pedro Jorge*

"Para mostrar nosso amor por Deus e pelo próximo, não precisamos fazer grandes coisas. É a quantidade de amor que colocamos naquilo que fazemos que torna bonita aos olhos de Deus a nossa oferenda". 
(Madre Teresa)

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi a perfeita personificação da humildade e do amor ao próximo. Com sua ternura e simplicidade transmitiu a todos a força do verdadeiro amor. Costumo dizer que ao proferir a frase "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo", Jesus Cristo resumiu toda a mensagem bíblica que Deus transmitiu para todos nós, através dos textos de todos os livros sagrados que compõem a Bíblia.


Ao ter a consciência de que o único jeito de ajudar as pessoas mais necessitadas seria trabalhar fora do convento, Madre Teresa iniciou o seu trabalho humanitário em calcutá, Índia, entre as pessoas mais carentes, principalmente os moradores das favelas. Mostrando, assim, ao mundo a força de uma verdadeira santa, onde, a maior prova de sua santidade consistira em suas ações de ajuda aos mais necessitados, não só com alimentos, remédios e vestimentas, mas principalmente com a sua presença constante levando carinho e ternura para todos eles.

Em 1965, ano em que eu nasci, Madre Teresa começou a sua peregrinação por diversos Países, criando centros de ajuda para milhares de pessoas e, aproveitando para fazer propaganda de sua mensagem de amor. Dentre os diversos prêmios e honrarias que ela recebeu merecidamente, destaco o Prêmio Nobel da Paz (1979). Um legítimo reconhecimento por sua intensa dedicação aos excluídos deste mundo.

Madre Teresa costumava dizer as suas colaboradoras e colaboradores das ordens Missionárias(os) da Caridade, fundadas por ela, que todos eles deveriam ir até aqueles que não tinham ninguém, aqueles que sofriam com a pior das doenças: aquela de uma pessoa de não tem alguém que a queira, que a que ame, que não se preocupe com ela, pois ser indesejável é a pior doença que pode ocorrer ao ser humano. Ela passou toda a sua vida alimentando, vestindo, oferecendo assistência médica aos enfermos e, acima de tudo, dando atenção e carinho aos solitários que a maioria das pessoas os negavam o devido respeito, amor e dignidade que eles mereciam.

Com um furgão que recebera em doação, Madre Teresa o transformou em uma clínica móvel para prestar auxílio as pessoas que não podiam se locomover. A cada dia o furgão-clínica ia a uma localidade diferente. Ainda hoje existem em vários lugares do mundo centenas de clínicas móveis das Missionárias da Caridade que continuam prestando anualmente assistência médica a milhões de pessoas. A visão da dignidade humana de Madre Teresa foi tão sublime que para ela uma pessoa, por mais desfigurada que estivesse, tinha toda a importância. Por isso ela ficou popularizada e aclamada, ainda em vida, como "A Santa dos Pobres Dentre os Pobres". 

A missão de amor desta freira que foi um verdadeiro instrumento de Deus, ajudando os mais pobres dentre os pobres e plantando a sua semente de solidariedade continua dando frutos, pois este era o seu grande sonho e a sua razão de viver. Com certeza as suas mensagens de altruísmo permanecem nos corações de muitos - inspirando e mostrando a nossa e as futuras gerações que verdadeiramente amar ao próximo é amar a Deus.

Fontes Bibliográficas:

1
Título da obra: Série Os Grandes Líderes - Madre Teresa
Autora: Joan Graff Clucas
Editora: Nova Cultural - 1988.

2
Título da obra: Série Os Grandes Humanistas - Madre Teresa
Autora: Charlotte Gray
Editora: Globo - 1993.

[ Editado por Pedro Jorge em 7 de setembro de 2012 ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

* É funcionário público municipal e um dos administradores do blog Arapiraca Legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário