quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Música / ARTIGOS





Artigo da Semana: De 7 a  13 de outubro de 2012

O “REI” ROBERTO CARLOS EM ARAPIRACA
Por Pedro Jorge*

O cantor e compositor Roberto Carlos esteve em Arapiraca/AL em três oportunidades: a primeira foi em 1973, a segunda em 1976 e a terceira em 2002. Em 1973, o consagrado cantor que ficou popularizado em todo o Brasil através do programa/movimento Jovem Guarda – e ao lado de Erasmo Carlos e Wanderlea formatou o Pop nacional como se conhece hoje, se apresentou em nossa Cidade no Cine Triunfo basicamente cantando um repertório popular-romântico. Benjamim Bertolini foi o empresário responsável por sua vinda e primeira apresentação do “Rei” em nossa Cidade. O local escolhido foi o Cine Triunfo: palco de grandes shows nos anos 1970 – a exemplo de Renato & Seus Blue Caps, Perla, Fernando Mendes & José Augusto, Sílvio Brito e outros. Segundo informações de Benjamim em um gesto de humildade, digno de um verdadeiro “Rei” e pela amizade que tinha com ele, Roberto Carlos em comum acordo com o seu empresário cobrou apenas 5 milhões de cruzeiros ao invés do valor total do contrato, que era de 25 milhões.

Roberto Carlos ficou hospedado no Hotel São Francisco que fica localizado em Penedo/AL. Durante o show, realizado no Cine Triunfo no dia 23 de setembro de 1973, o “Rei” foi homenageado por Higino Vital, prefeito de Arapiraca na época. O Sr. Higino Vital presenteou o cantor com uma caneta de ouro e o artista plástico Ismael Pereira com uma tela. Atualmente o ex-empresário Benjamim Bertolini, que encerrou as suas atividades empresariais no meio artístico ao abrir uma casa lotérica, exerce a função de radialista na Rádio Comunitária Nativa FM, em nossa Cidade.

A segunda apresentação de Roberto Carlos foi realizada no Clube dos Fumicultores, em 1976. Segundo informações do artista plástico e radialista Zé de Sá, conhecido como o “Comendador do Rádio”, que apresenta o consagrado programa radiofônico “Nos Braços da Saudade” a Avenida Rio Branco, onde fica localizado o referido clube Social, ficou superlotada de fãs do cantor. Todos queriam ver a chegada do “Rei” naquele local. Esse segundo show de Roberto teve como empresário o “Dinho do Cinema”. No camarim do clube mais tradicional de Arapiraca, que foi fundado em 1949, o cantor recebeu várias pessoas, entre elas o artista plástico Jório. Entre os representantes da Imprensa que estavam presentes pra cobertura deste importante evento artístico-musical, o primeiro que teve a oportunidade de conversar com o “Rei” foi José de Sá que pediu a ele para autografar um disco e, logo em seguida a Floracy Cavalcante e Jalon Cabral.

Este segundo show teve a cobertura de diversas emissoras de rádio do Estado. A Rádio Novo Nordeste AM, de Arapiraca/AL, escalou o radialista Zé de Sá; a Rádio gazeta AM, de Maceió/AL, a comunicadora Floracy Cavalcante e a Rádio Difusora AM, também da capital alagoana, o radialista Jalon Cabral.

No dia 12 de junho de 2002 (Dia dos Namorados), o “Rei” Roberto Carlos: um dos maiores fenômenos musicais da Música Popular Brasileira de todos os tempos, se apresentou na casa de espetáculos Espace Arapiraca – shows e Eventos com o show Acústico MTV que tinha o apoio cultural da VASP e patrocínio exclusivos dos Correios. O repertório desta apresentação foi baseado em seu primeiro álbum acústico gravado pela MTV Brasil.

Em uma ampla reportagem de divulgação deste show publicada no (extinto) jornal Tribuna de Alagoas, edição de 26 de maio de 2002, o autor da matéria resume os detalhes de produção do álbum Acústico MTV: “Em maio de 2001, Roberto Carlos presenteou seu público com a gravação de seu disco Acústico MTV. foi um momento histórico até para a MTV, acostumada a receber os grandes nomes da MPB e do Pop/Rock Nacional. Roberto cantou e encantou a todos, com um repertório repleto de grandes sucessos e contando com as participações especiais de Tony Bellotto, Samuel Rosa e Milton Guedes. Desta gravação realizada no Polo de Cinema e Vídeo do Rio de Janeiro, resultou em um dos melhores álbuns de sua carreira artística. Seus fãs agradecem e podem curtir novos arranjos para músicas consagradas pelo ‘Rei” como Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo; É Proibido Fumar; As Curvas da Estrada de Santos, Detalhes; Emoções e outras que acompanham a vida de todos nós”.

Finalizo este artigo torcendo que brevemente o nosso “Rei” realize o seu quarto show em nossa Cidade, de preferência em um local público com patrocínio e realização da Prefeitura Municipal de Arapiraca. Presenteando, assim, a todos nós arapiraquenses e da Região Metropolitana do Agreste, que somos fãs do cantor e compositor Roberto Carlos!

Frases:*

“Escutar Detalhes só na voz e no violão de Roberto Carlos é como poder aproveitar a vida em sua essência e revelação. É a música que se confunde com a própria vida: a minha, a sua e a de milhões de brasileiros. É a sensibilidade invisível que contorna a alma. A melodia de Detalhes é como o som que as ondas fazem quebrando na praia. É o próprio mar. É tão essencial quanto o mar e o ar. O ar para respirar e o mar para ver. Em suas versões puras, acústicas. Ouvir esse disco é como fazer um raio X na alma desse País: eliminam-se as sobras e mantém-se o espírito básico. Tão simples que deles se originou até o Rock’N'Roll Brasileiro. Tudo viemos dali: eu, meus amigos, os Titãs, todos nós. E muitos, com certeza, ainda virão”. – (Nando reis)

“Ouvir as músicas de Roberto me faz chorar pela vontade que dá de que o mundo não seja um mero desconhecido. Há uma intimidade que é paz e que nos traz um sentimento amigo. E também me faz sorrir, reforçando a convicção de que não há nada melhor para o coração do que a procura da melhor canção. É muito impressionante reconhecer em cada uma das canções do Roberto & Erasmo Carlos um momento inesquecível, uma memória insubstituível, um trecho de letra que disse exatamente o que era preciso ser dito que, ali, estávamos sentindo”. – (Nando reis)

“Roberto Carlos é o nosso Elvis Presley e Frank Sinatra – só que ao mesmo tempo sintetizado em um só artista. Roberto é o maior ídolo da história de nossa música. Ele é um dos nossos melhores e mais originais intérpretes populares e de estilos que influenciaram decisivamente várias gerações de artistas brasileiros. Em todas as listas de grandes hits ninguém têm tantos grandes sucessos como Roberto & Erasmo Carlos”. – (Nelson Motta)

“Aos 60 anos, em seu eletrizante acústico, Roberto sintetiza sua carreira com rigor e emoção – e com grande alegria celebra o seu divino dom de cantar, mesmo quando as canções são tristes. Em plena maturidade estilística, com a voz amadurecida pelas dores e sofrimentos da vida e do tempo, Roberto tem absoluto controle de seus amplos recursos vocais e nunca deixa  que sua intensa emoção sentimentalize a exatidão de sua performance. E não permite que sua técnica impecável e sua imensa experiência esfriem a sinceridade de seus sentimentos e as delicadezas se sua alma artística. Da irreverência da juventude, dos amores, da família, dos amigos de viagem, das grandes EMOÇÕES POPULARES, das devoções e dos grandes encontros espirituais, Roberto faz música e história”. – (Nelson Motta)

*Nota: Estas frases foram extraídas do (extinto) jornal “Tribuna de Alagoas” – caderno “Diversão & Arte”, edição de 26 de maio de 2002.- (Arquivo pessoal).                                                
[ Editado por Pedro Jorge, em 7 de outubro de 2012 ]
_________________________________________________________________________________

* É funcionário público municipal e um dos administradores do Blog Arapiraca 
Legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário