sábado, 29 de outubro de 2011

Ataíde Alves

Nome completo: Ataíde Alves de Oliveira
Nome artístico: Ataíde Alves
Codinome:
Data de nascimento: 04/08/1957
Local: Saloá/PE
Gêneros: Música Católica, Forró e Ritmos Regionais.

BIOGRAFIA
Ataíde Alves de Oliveira, o popular Ataíde Alves, nasceu no dia 4 de agosto de 1957 em Serrinha de Iatecá, Município de Saloá, interior do Estado de Pernambuco. Filho de Lauriano Alves de Oliveira e Maria Sebastiana de Lima teve uma infância simples, vivendo da agricultura e do artesanato. desde pequeno gostou de Música, admitindo que esse é um dos dons dos seus antepassados.
Seu avô Amâncio tocava viola e era mestre de reisado. Seu pai dedicou-se a pífano, juntamente com seus irmãos, formando assim, com seus primos uma bandinha. Sempre gostou de cantar e de compor.
Casou-se em 1976 com Maria Alves. Teve 7 filhos dos quais apenas 5 estão vivos. No ano de 1985 fez comunicação través do rádio, trabalhando como locutor, apresentando programas regionais nas seguintes emissoras de rádio do Município de Garanhuns/PE:
* Rádio Difusora, atual Rádio Jornal;
* Rádio Meridional AM e
* Rádio Sete Colinas FM.
Chegou á Cidade de Arapiraca/AL em 1989, trabalhou como chefe de almoxarifado em uma oficina de pintura; trabalhou também como locutor e operador de áudio na Rádio Cultura AM.
Conheceu e engajou-se no movimento RCC ( Renovação Carismática Católica), onde com o apoio de amigos conseguiu gravar o primeiro disco em 1991, seguido de outro, e conseguentemente depois, dois CDs, os quais divulgam a sua fé.
[ Fonte: Livro "ACALA: História e Vida", abril de 2009 ]
FEIRA DE ARAPIRACA
Letra e música: Ataíde Alves
A feira de Arapiraca é de abafar no Nordeste brasileiro, é a melhor
que há. ( BIS )
Na feira de Arapiraca, tem cama, colchão, cadeira, tem pote, panela e prato, tamborete, mesa, esteira, tem fechadura e chocalho, gengibre e raiz de pau, balaio, chapéu de palha, cangalha pra animal.
Lá no mercado, tem maçã, tem abacate, banana, manga, laranja, coco seco e tomate, farinha, carne de sol, manteiga, queijo de coalho, sarapatel, peixe fresco, cebola, tempero e alho.
Na feira do troca-troca, tem rádio, televisão, toca-discos, toca-fitas, cavaquiinho e violão, tem relógio, biciceta, trancelim, anel de ouro, calça, camisa, sapato, blusa e chapéu de couro.
Tem raizeiro que faz remédio na hora, pra o senhor e pra senhora curar de suas mazelas, se vê artistas na praça exibindo o seu talento, levando entretenimento pra todo mundo que passa.
É Arapiraca, terra boa e tem futuro, paredão forte e seguro, do meu querido Brasil.
Tem riquezas mil, com a força dessa gente que trabalha dia e noite pra levá-la mais á frente. ( BIS )
[ Fonte: Livro "ACALA:História e Vida", abril de 2009 ]
PROGRAMA / Rádio Novo Nordeste AM
( carece de fonte )
[ Editado por Pedro Jorge ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário