sábado, 29 de outubro de 2011

Cartuxo Cordelista

                                                                      
                                                                               Valdemir Ferreira  (Cartuxo) 
                                                                                      e sua afilhada,  Raíssa
 
“Meu maior objetivo é investir na Literatura de Cordel ensinando os jovens a valorizar o conhecimento da região, e a receptividade das pessoas tem sido muito boa, sobretudo as crianças. Quero ver os jovens lendo coisas boas, ao invés de assistir a programas como Big Brother e a Fazenda, que deturpam os valores da nossa sociedade”.
Cartuxo Cordelista
[ Fonte (frase): Jornal "Tribuna Independente", 31/01/201
 
BIOGRAFIA / Por Pedro Jorge
Valdemir Ferreira, conhecido como "Cartuxo Cordelista", é filho de D. Flora (costureira ) e do saudoso Sr.Emídio ( mecânico ). Passou toda a sua infância e adolescência na Rua Boa Vista e atualmente reside na Rua Estudante José de Oliveira Leite, centro de nossa metrópole.
Começou a trabalhar aos 11 anos vendendo picolés; aos 13 entregava butijões de gás.  Antes de ingressar no Banco do Brasil (onde trabalhou de 1981 a 1997), lecionou Matemática na Escola Hugo Lima  e trabalhou em uma empresa multinacional de beneciamento de tabaco.
Valdemir é casado com D. Zélia, é pai de 4 filhos e avô de João Vinícius.
São 70 cordéis produzidos e conta com a assinatura dos desenhos e ilustrações das capas de Paulinho da Julita, residente em Girau do Ponciano/AL. Cartuxo do Cordel continua na luta pela realização de seu sonho de ver os seus cordéis publicados, dando assim a sua contribuição para o crescimento cultural de todos nós. Ele é um grande divulgador da Literatura de Cordel, que nasceu em Portugal e se tornou popular aqui no Nordeste brasileiro, ajudando a ensinar, durante décadas, o nordestino a ler.
Atualmente a sua meta é conseguir um patrocinador que esteja interessado em divulgar esta bellíssima e importante arte popular.
FRAGMENTOS
Aqui você encontra fragmentos de alguns de seus principais cordéis:
1. " O Maior Abandonado "
 
O que eu fiz na minha vida / Para poder viver assim ?
Meus filhos me jogaram num asilo, / Onde sou maltratado
Sozinho e isolado / Esse será o meu fim.
 
 2. " O Pastor e o Ladrão de Galinha "
 
O Pastor chega de viagem, / Quando desce na estação
Aparece um homem correndo / Trazendo um roubo na mão
O dono vem logo atrás / Gritando: Pega ladrão!.
3. " Wanderley, o Fora da Lei "
Foi numa cidade sem lei, / Um sujeito por nome de Wanderley
Metia medo a todos, / Não respeitava ninguém
Fazendo muita arruaça, / E querendo bater em todo mundo.
4. " Por que Dormi na Rua ? "
Eu vou contar um relato / De uma história muito triste
Que comigo aconteceu / Pois eu vou ser sincer 
Nada tenho a esconder / O culpado foi meu pai e eu.
5. " O Pescador Artesanal "
Já escrevi vários temas / Mais um não poderia faltar,
O Pescador artesanal / Com toda humildade
Pois o seu mundo / É o rio e o mar.
 
6. " Capitão Teixeira e Zé da Hora "
Foi numa segunda-feira / Lá prás bandas do Parnaíba,
Que conhecí Zefinha / Filha do Capitão Teixeira
Homem respeitado em toda região, / Do Agreste ao Sertão tinha muito valor
 Depois do conhecimento, / Sem um consentimento do Capitão Teixeira.
 
 7. " Benedita, a Benfeitora "
 
Foi nos idos de trinta / Que conheci Benedita,
Benfeitora de muita religião / Ajudando a todos
 Com muita educação, / Fazendo sua obrigação.
 
 
CORDÉIS INFANTIS
São 8 cordéis direcionados ao público infantil, ilustrados por Paulinho da Julita, com animais de nossa fauna:
1.  O Viajante
2.  O Galo Desaforado
3.  O Grilo Motorista
4.  O pato e a Galinha
5.  O ABC dos Animais
6.  Sinfonia dos Bichos
7.  A Banda dos Bichos
8.  O Vendedor de Bananas.
TRIBUTO
 Os administradores do Blog Arapiraca Legal, Pedro Jorge e Gilvan J. S.,  e Cartuxo Cordelista prestam um tributo, através do cordel intitulado "O Grande Mestre", ao saudoso Professor Benildo.
 
O GRANDE MESTRE
Autores: Eufrásio e Cartuxo Cordelista.
Eu vou contar uma história / Com prazer e alegria
Falando do grande "Mestre" / Doutor em Geografia
Ele já está no céu / Junto da Virgem Maria
Foi chamado por São Pedro / Para lecionar Filosofia.
Benildo foi bom aluno / Filho de Dona Yayá
Morava na Rua Quinze / Gostava de trabalhar
Ajudando o seu pai querido / Seu trabalho era soldar
Aproveitando as horas vagas / Somente para estudar.
Foi aluno aplicado / Estudava noite e dia
Era bom em Português / Lecionava Geografia
Foi aluno nota dez / Em toda prova que fazia
Os professores orgulhosos / Suas notas exibiam.
Gostava de escrever / Era bom em poesia
Desenhava a mão livre / Com muita categoria
Os alunos se admiravam / Dos mapas que ele fazia
Desenhando no quadro negro / E sua mão não tremia.
Sempre foi muito festeiro / Dançava com alegria
Lhes chamavam pé-de-valsa / Todo ritmo ele sabia
Quando o conjunto tocava / Era aquela euforia
No Clube dos Fumicultores / O povo lhe aplaudia.
Um dia estava em casa / Sentiu forte agonia
Foi direto para o hospital / Medir a sua glicemia
Cada dia que passava / Benildo emagrecia
Era o tal do diabetes / Que o seu corpo consumia.
Benildo antes de morrer / Sentou, chorou e rezou
Olhou para o céu e disse: / Jesus não me abandonou
Eu estou sofrendo muito / Estou sentindo muita dor
Minha hora está chegando / Foi o Pai que me chamou.
No dia da minha morte / Chamei por Nosso Senhor
Meu Cristo me escutou / Mandou logo me buscar
Eu não podia andar / Não tinha pernas mais não
Também perdi a visão / Comecei logo a chorar.
No dia do meu velório / Foi muito choro e aflição
Eu deitado no caixão / Mas não queria morrer
Apesar do meu sofrer / Ainda queria lutar
Cristo mandou me chamar / O que é que eu vou fazer?
Sua esposa chorava muito / Foi grande a emoção
Abraçada com os seus filhos / Ao lado do seu caixão
Benildo diga prá mim: / Que você não morreu não
Porque eu não suporto / A dor da separação.
Vou terminar essa história / Com prazer e alegria
Falando do grande "Mestre" / Doutor em Geografia
Que hoje mora no céu / Perto da Virgem Maria
Ensinando português / E também Geografia.
[ Fonte: Blog - cartuxocordelista.blogspot.com ]

CORDEL CONTRA O ANALFABETISMO / Por Davi Salsa ( 31/01/2010 )
Com muita criatividade e improviso, o ex-bancário Valdemir Ferreira, o Cartuxo, dá o exemplo de que a poesia popular nordestina – mais precisamente a literatura de cordel – pode baixar os índices de analfabetismo e melhorar o aprendizado das crianças no interior de Alagoas.
Autor de mais de 50 folhetos impressos coloridos em papel off-set, o ex-bancário intitula seu trabalho de novo cordel. Valdemir mantém a tradição do cordel antigo com versos rimados e estrofes curtas, mas está inovando o trabalho com a escolha de temas ligados à ecologia, prostituição infantil e até um cordel traduzido para a língua inglesa intitulado Travelling,- que significa viajante traduzido para a língua portuguesa-, o cordel relata com muita diversão a história de duas aves migratórias que contam suas experiências pelos Estados brasileiros por onde passaram.
“Essa foi uma maneira divertida que encontrei para incentivar o hábito da leitura entre as crianças, além de ensinar um pouco de Inglês e Geografia”, explica o cordelista. Cartuxo diz que nunca havia escrito nada ligado à literatura ou poesia. Ele conta que a ideia de produzir literatura de cordel surgiu de repente, após completar 54 anos de idade. O escritor diz que as xilogravuras são feitas pelo amigo e parceiro Paulinho da Julita, que mora na cidade de Girau do Ponciano.
Atento a importância do seu trabalho, Cartuxo reclama da falta de apoio para produzir seus livros de cordel. “Faço tudo com muito esforço e não recebo nenhuma compensação financeira por isso. Meu sonho é contar com apoio para confeccionar os livros e distribuir nas escolas”, completou.
Na Prática
O jovem Valter Plácido Santiago Júnior, 12 , que estuda na 5ª série do
Ensino Fundamental na Escola Municipal Hugo Lima, em Arapiraca,
elogia o trabalho do cordelista Cartuxo. “Já li três livros de Cordel e
achei todos bons, com histórias interessantes e divertidas”, destaca.
[  Fonte:  "Jornal  'Tribuna Independente'", 31  de Janeiro de 2010 ]

TV & MULHER – AGRESTE / Por Lourdes Rizzatto ( 07/08/2011 )
O Cordelista Cartuxo está desenvolvendo mais um projeto cultural voltado á educação. Após lançar o ABC dos Bichos, agora ele está empenhado na Cartilha ABC que visa estimular a alfabetização com rimas.
O Ilustrador Paulinho da Julita também abraçou a causa. Para conhecer um pouco do trabalho de Cartuxo é só acessar: cartuxocordelista.blogspot.com.
[ Fonte: Jornal "Tribuna Independente", 07/08/2011 ]
Cordelista Arapiraquense Busca Apoio Para Publicação de Seus Versos
Por Roberto Gonçalves ( 17/08/2011 )
 
O cordelista arapiraquense Valdemir Ferreira, conhecido como “Cartuxo Cordelista” vem dedicando grande parte do seu tempo escrevendo versos em cordéis abordando vários temas, alguns polêmicos, a exemplo do tema Pedofilia colocando como foco principal os cuidados básicos para enfrentar o perigo alertando pais, professores e crianças.
Segundo o autor, já escreveu 300 títulos todos inéditos a exemplo do Maior abandonado, discriminação racial, Por que a guerra, O pastor e o ladrão de galinhas. Cartuxo Cordelista aborda outros temas com foco na literatura infantil com ilustrações como o ABC dos Bichos, ABC Infantil, Sinfonia dos Bichos, que, segundo o autor pode ser musicada para ser cantada pelo pelas crianças nas escolas.
Outros temas infantis destacados por Cartuxo são; Banda dos Bichos e o vendedor de bananas. O autor reclama e lamenta da falta de apoio e incentivo dos poderes públicos em nível de Estado e Município.
De acordo com Cartuxo, seu trabalho já foi traduzido para o espanhol e o inglês, os títulos traduzidos a exemplo de O Pato, a Galinha e o Viajante.
Explicou que recebeu convite da Biblioteca Belmonte de São Paulo e não teve como cumprir o compromisso para expor o seu trabalho por falta de patrocínio.
Apesar da falta de apoio e incentivo, Valdemir Ferreira o Cartuxo não desanima e a cada dia busca mais inspiração para escrever novos temas polêmicos e atuais preservando e divulgando a cultura popular as raízes e a cultura nordestina.
Fonte: Roberto Gonçalves – www.oops.net.br, 17/08/2011.
[ Fonte: cartuxocordelista.blogspot.com ]
[ Editado por Pedro Jorge ]
CONTATOS
SAIBA MAIS
Blog: cartuxocordelista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário